CAE aprova disciplina optativa Saúde e Espiritualidade

O Conselho Acadêmico de Ensino (CAE) aprovou no último dia 1º de agosto a criação da disciplina optativa Saúde e Espiritualidade.

Reconhecendo a premência de se incluir o estudo sobre o tema e tendo em vista a necessidade de ampliar a visão do ser humano em suas múltiplas dimensões, a Faculdade de Medicina da Bahia oferecerá a disciplina Saúde e Espiritualidade, na modalidade opcional, para os acadêmicos matriculados nos cursos de saúde da UFBA. Os coordenadores da disciplina André Luiz Peixinho e Eleonora Guimarães contarão com o apoio de outros docentes vinculados ao Departamento de Saúde da Família e convidados.

Dentre os objetivos da disciplina, destacam- se:

Apreender os significados de espiritualidade em saúde, sua abordagem frente a situações do adoecer e suas contribuições para o sucesso do tratamento;

Identificar os diferentes conceitos sobre espiritualidade, as similitudes e diferenças com religiosidade, religião e laicidade;

Identificar as diferentes compreensões do ser pessoa com ênfase na multidimensionalidade;

Analisar as relações entre espiritualidade e risco de morte com ênfase no “coping” e nas experiências de quase morte;

Utilizar os dados da anamnese espiritual na construção do plano de cuidado;

Perceber a relevância da gestão do autocuidado numa perspectiva do sentido da vida/espiritualidade.

Visando enriquecer a formação dos discentes, em respeito às regras do saber universitário e em consonância com o paradigma da complexidade, serão desenvolvidos encontros com técnicas diversificadas, tais como exposição dialogada, meditação, visualização criativa, entrevista ambulatorial com foco na multidimensionalidade do ser, totalizando 68 horas semestrais.

A expectativa da comunidade FMB é que a disciplina contribua na educação em saúde, possibilitando a construção de um perfil profissiográfico que contemple as demandas multivariadas da sociedade contemporânea.