NDE - Núcleo Docente Estruturante do Curso de Medicina

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é um núcleo consultivo e propositivo. Foi instituído no curso de graduação em Medicina, com objetivo de acompanhar o currículo médico, o processo de concepção e a consolidação deste. É constituído por docentes com liderança acadêmica no âmbito do corpo docente do curso de Medicina da FMB-UFBA, sendo responsável por manter o projeto pedagógico do currículo médico atualizado, promovendo sua excelência.

São atribuições do NDE:

1. Acessorar o colegiado de curso, atuando de forma integrada e sem sobreposição de funções;
  2. Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais;
  3. Acompanhar o cumprimento do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) -2021;
  4. Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
  5. Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
  6. Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão ligadas ao ensino de graduação em medicina, em consonância com as políticas públicas em saúde;
  7. Propor ao colegiados sugestões de melhorias do processo de ensino e aprendizagem e adequações no projeto pedagógico do curso;
  8. Contribuir com os núcleos e grupos de trabalho constituídos em função do currículo de graduação.

Membros Atuais:

Prof. Antonio Carlos Freire