Perguntas Frequentes

Deverão ser solicitados para apenas um destes e-mails (aproveitamento.nae@ufba.br ou colfamed@ufba.br), contendo:

  • O documento Requerimento Escolar para Aproveitamento de Estudos (disponível em https://supac.ufba.br/formularios-menu-aluno) devidamente preenchido e assinado (assinatura manuscrita ou eletrônica – não pode ser o nome digitado), em formato PDF com o curso atual no cabeçalho e nome completo do(a) discente;
     
  • Histórico Escolar constando a aprovação nas disciplinas que serão objeto da solicitação (no caso de o aluno vir de outra instituição);
     
  • Ementa e conteúdo programático das disciplinas cursadas (no caso de o aluno vir de outra instituição).


OBS.: No caso de estudantes que ingressaram pelo BI – Bacharelado Interdisciplinar da UFBA, é necessário o requerimento e o histórico escolar.

 

A consulta de qualquer processo pode ser realizada pelo site www.sipac.ufba.br > consultas > processos (não é necessário fazer login). Isto vale para aproveitamentos de estudos, solicitações ao CAE, desistências de curso etc.

 
O comprovante de matrícula é emitido no sistema SIACWeb Aluno, no ato da impressão é gerado um código de autenticação.

 

Requerimento escolar: aproveitamento de estudos, desistência definitiva do curso, dilatação do prazo máximo para conclusão do curso, retificação de histórico, reconsideração de despacho/ recurso, transferência “ex-officio”, trancamento por motivo de saúde, entre outras situações que não se enquadrem em nenhum outro formulário disponível no site. O arquivo do requerimento escolar está disponível pelo link: https://supac.ufba.br/sites/supac.ufba.br/files/requerimento_escolar.doc.

Outros formulários: diplomas e certificados; modelo de procuração; exercício domiciliar; recurso; requerimento de documentos; regime de aprovação; adoção de nome social; inscrição aluno especial. Os arquivos podem ser baixados pelo link: https://supac.ufba.br/formularios-menu-aluno.

Optativas – Componentes curriculares cursados na área de saúde (em outras instituições ou cursos da UFBA), sendo a carga horária mínima de 120h para os alunos que estão com a matriz de 2023.2 e 136h para os alunos que estão com a matriz antiga. O lançamento da carga horária deverá ser solicitado até o 8º semestre para que possa ser integralizada a carga horária para início do internato.

Atividade complementar – Componentes curriculares não-obrigatórios e outras atividades descritas no formulário (https://fmb.ufba.br/filebrowser/download/3149888), cursados na UFBA, a partir do ingresso no curso de Medicina. A solicitação deverá ser efetuada assim que a carga horária for completada e, impreterivelmente, até o 8º semestre.

É necessário preencher o formulário (https://supac.ufba.br/formularios-menu-aluno) e enviar via e-mail (colfamed@ufba.br). A assinatura deve ser manuscrita ou eletrônica – não pode ser o nome digitado.

Preencher os seguintes formulários e enviar apenas uma vez todos os certificados que comprovam o cumprimento da carga horária.

Para alunos que ingressaram até 2020: https://fmb.ufba.br/filebrowser/download/3149035

Para alunos que ingressaram a partir de 2020: https://fmb.ufba.br/filebrowser/download/3149888

Atenção ao regulamento: https://fmb.ufba.br/filebrowser/download/3149887

Cada categoria possui um limite máximo de carga horária a ser integralizada.

O Histórico Escolar será emitido apenas em Português.

Prazo de emissão: até 48h úteis

  • Alunos ativos ou inativos (formados/desistentes/transferidos) há 1 semestre no curso em que deseja o histórico: Enviar documento de identificação digitalizado (que contenha foto, RG, CPF e naturalidade), número de matrícula (caso lembre) para o e-mail do NAREG: nareg@ufba.br Informar se deseja receber o documento impresso OU on-line.
     
  • Alunos inativos (formados/desistentes/transferidos) há mais de 1 semestre no curso em que deseja o histórico: Enviar documento de identificação digitalizado (que contenha foto, RG, CPF e naturalidade), número de matrícula (caso lembre) e comprovante de pagamento da GRU referente à elaboração do histórico (a GRU deverá ser gerada pelo estudante em https://sggru.ufba.br/sggru/publico/escolha_cadastro_externo.jsf?auth=f3iKv0kWDdc= - Gerar nova GRU – histórico escolar) para o e-mail do NAREG: nareg@ufba.br). Recomenda-se, para graduados antes de 2018, anexar cópia do Diploma. Informar se deseja receber o documento impresso ou on-line.

 

É necessário estar com toda a carga horária de disciplinas básicas cumprida, incluindo as disciplinas optativas e a carga horária de atividade complementar.

É importante ficar atento aos prazos e ao edital de mobilidade que são divulgados no site: https://prograd.ufba.br/mobilidade-academica.

A aprovação é condicionada a existência de vagas no Internato.

É necessário que a Instituição possua convênio com a UFBA. O interessado deve buscar a Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI). Os documentos necessários são: carta de recomendação, passaporte, cartão de vacina e histórico. Não é necessária a tradução. O processo é aberto pela Secretaria do Internato e passa pela AAI e pela Comissão de Internato que autoriza ou não. A aprovação é condicionada a existência de vagas no Internato.
 
Portal Oficial da AAI/UFBA: https://aai.ufba.br

É necessário dar entrada no processo com a apresentação dos seguintes documentos: requerimento, histórico, carta de aceite, comprovante de vínculo e programa. De acordo com o regimento só é permitido realizar até 25% da carga horária total do internato.

Acesse o Portal do Núcleo de Mobilidade – NUMOB/UFBA: https://prograd.ufba.br/numob

Trancamento é suspensão temporária, parcial ou total, de inscrição semestral em componentes. Não encerra o vínculo com a UFBA.

Trancamento total ou parcial: É realizado pelo próprio aluno, por meio do Siac, em período estabelecido no calendário acadêmico que fica disponível no site (https://supac.ufba.br/calendario-academico-0).

Trancamento por Motivo de Saúde: É necessário enviar o Requerimento Escolar (disponível em https://supac.ufba.br/sites/supac.ufba.br/files/requerimento_escolar.doc) devidamente preenchido e assinado (assinatura manuscrita ou eletrônica – não pode ser o nome digitado) e os documentos médicos pertinentes, todos em formato PDF, para trancamento.nae@ufba.br.

Pode ser realizado até cinco dias úteis após a realização da avaliação, em uma das seguintes situações, de acordo com o art. 115 do regulamento de ensino: I – direito assegurado por legislação específica; II – motivo de saúde comprovado por atestado médico; III – razão de força maior, julgado a critério do professor responsável pelo componente curricular.

É necessário enviar um e-mail para o departamento ao qual o componente curricular está vinculado (disponível em https://fmb.ufba.br/ > estrutura> departamentos), com cópia para o professor coordenador da(s) disciplina(s), com a solicitação e as devidas comprovações anexadas. Informar no assunto: Solicitação de segunda chamada para a disciplina (nome e código da disciplina).

 

Modelo de procuração(.doc) Modelo de procuração(.odt) | Modelo de procuração(.pdf)

Considerando o alto fluxo de estudantes no colegiado em período de matrícula, sugerimos a limitação de até 03 (três) outorgantes por representante. Assim, é recomendável que cada procurador represente no máximo três estudantes para garantir a fluidez do atendimento.