Coletivo NegreX discute desafios e fatores de impacto na saúde da população negra

A Sede Mater da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB-UFBA) foi palco da abertura do II Encontro Nacional do Coletivo NegreX (ENNegreX), realizado entre os dias 18 a 21 de julho, reunindo o professor e antropólogo Kabengele Munanga, a promotora de Justiça Lívia Vaz e o médico Miguel Jesus, egresso da FMB, para discutir o tema que norteou o evento: “Defender o SUS também é defender a Saúde da População Negra”.

O Coletivo NegreX reúne médicos e estudantes de medicina negros em todo o país e tem entre seus objetivos o combate ao racismo na saúde, tanto no ambiente acadêmico como na assistência direta à população. Antes da mesa principal, receberam o público a professora e doutoranda em Saúde Pública Taynar Pereira; a professora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Luciana Oliveira, e o estudante da FMB Robson Avelino, membro do NegreX. “O sentido da existência do Coletivo NegreX é este aqui: profissionais da Medicina negros que possam dar resposta aos problemas da população negra. Mas nós entendemos que não somos suficientes; precisamos dialogar com outros profissionais, gestores da Saúde Pública, e com a sociedade civil como um todo, porque é esta que utiliza o SUS”, apontou Avelino.

O evento foi multidisciplinar, reunindo não apenas profissionais da Medicina, a exemplo do professor de Direito Samuel Vida, da psicóloga Jeane Tavares, da professora e trans-ativista Fran Demétrio, do antropólogo Altair Lira, e da biomédica Joilda Nery, abordando diversos aspectos que impactam na saúde da população negra e dificultam o acesso à saúde. Ao longo dos quatro dias de evento, foram discutidos temas como racismo social, estrutural e institucional”; Saúde da população Trans, Doenças Negligenciadas, Direito à Saúde, entre outros assuntos. O II ENNegreX foi realizado com o apoio da FMB-UFBA, Instituto de Física (UFBA), e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).

Da esquerda para a direita: foto 1 - Miguel Jesus, Kabengele Munanga e Lívia Vaz na mesa principal da noite de abertura; a estudante de Medicina (FMB) Thaís Peixoto; a endocrinologista e
professora Luciana Oliveira (FMB). Foto 2 - a coordenadora do GGB, Millena Passos; a professora e trans-ativista Fran Demétrio (UFRB). Foto 3 - Público na noite de abertura; à direita, o professor Kabengele Munanga.

Texto original de Luana Ribeiro
Jornalista - DRT-BA 4676