Docentes da Faculdade de Medicina da Bahia são autores da Classificação de Tumores da Organização Mundial da Saúde

Prof. Daniel Athanazio

Profa. Iguaracyra Araújo

Os livros da série "Classificação de Tumores" da Organização Mundial de Saúde ("Blue Books") são a principal referência no diagnóstico anatomopatológico de neoplasias em todo o mundo. Esses livros, periodicamente atualizados, definem as novas entidades e os critérios diagnósticos para cada uma delas. Na última edição da Classificação dos Tumores do Trato Urinário e Genital Masculino, o Prof. Daniel Athanazio participou como autor de dois capítulos. Ele é um dos quatro médicos patologistas brasileiros que contribuíram para a elaboração dessa classificação.  O livro foi recentemente lançado na versão impressa e está disponível no link: https://publications.iarc.fr/Book-And-Report-Series/Who-Classification-Of-Tumours/Urinary-And-Male-Genital-Tumours-2022.

Quase ao mesmo tempo, a Prof.ª Iguaracyra Araújo foi convidada a participar como autora de um capítulo da Classificação de Tumores Hematolinfoides. A versão impressa deste livro ainda não lançada, mas a docente é também coautora de uma publicação que antecipa as principais mudanças: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9214472/. Em 13 de setembro próximo, às 19:00 h, Prof.ª Iguaracyra será palestrante, abordando este mesmo tema,  no Programa de Educação Continuada online da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP online). Link: https://livecmc.com.br/sbp.

Ambos os docentes são lotados no Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Bahia - UFBA e são preceptores do Programa de Residência Médica de Patologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos.

São os primeiros e, por enquanto, únicos baianos entre os autores da Classificação de Tumores da OMS.