FMB perde mais um dos seus guardiões

É com pesar que comunicamos o falecimento de mais um guardião da FMB, Antonio Damasceno Machado da Cunha, SEO DAMASCENO, na noite de 27 de novembro de 2017. O sepultamento foi no dia 28, no Cemitério da Quinta dos Lázaros, às 15:30 horas.

Saiba mais sobre esse guardião da Faculdade de Medicina da Bahia.

SR. ANTONIO DAMASCENO MACHADO DA CUNHA:
PORTEIRO PERPÉTUO DA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA-FMB-UFBA - VALE DO CANELA

Texto do Prof. Ronaldo Jacobina
Prof. Titular de Medicina Preventiva e Social
Prof. de História da Medicina (MED B92)

Nasceu em 6 de maio de 1951, em Salvador, no bairro do Curuzu, Liberdade. Filho de Dejanira Porfíria Machado e Manuel João da Cunha, espanhol de origem. Estudou na Escola Parque e completou o primário na Escola Dórea, na Liberdade. Seu primeiro emprego foi no Hospital Espanhol. Depois foi trabalhar na Usina Siderúrgica da Bahia – Usiba. Trabalhou também no CIA, no Pólo Petroquímico e no Hospital Português. Sempre atuou em empresas de Segurança. E em todas as empresas nas quais passou, ele “deixou saudades”. Veio trabalhar como terceirizado na UFBA, na portaria da Faculdade de Medicina da Bahia. Aqui ficou por 17 anos (2000-2016). Por motivo de doença grave, Sr. Damasceno se aposentou.

Entre os inúmeros acontecimentos que envolveram sua atuação na Portaria da Faculdade, destacam-se: “Lembro, por exemplo, de uma invasão dos estudantes secundaristas que eu impedi que eles invadissem. Eles chutaram a porta, que foi danificada. Mas eles não entraram. Os alunos de medicina me deram apoio, gostaram de minha ação. Até hoje, alguns daquela época falam disso”.

Outro fato foi a retomada deste prédio pela Faculdade, que foi na surdina transferido para a Administração Central da Universidade: “Este prédio do Canela foi tomado pela Reitoria. Eu senti na obrigação de ajudar, mesmo sendo um simples porteiro, procurei ajudar. Os professores deixaram aqui um abaixo-assinado na portaria, eu recolhi aproximadamente 800 assinaturas de estudantes e professores, inclusive daquelas pessoas que já estavam saindo, e mostrei a eles que tinham que lutar pelo prédio e eles assinavam. Me sinto feliz quando vejo hoje que o prédio é Faculdade de Medicina da Bahia. Senão seria Pavilhão de Aulas, que a Faculdade ficaria também prestando aulas, mas não seria dela. A Faculdade só seria no Terreiro de Jesus. Mas hoje, graças a Deus, estamos pisando firme aqui.”

Também no dia da votação no Conselho Universitário-CONSUNI, para decidir se o prédio retornaria à FMB ou seria mantido na Administração Central da Ufba, o Porteiro Damasceno pediu aos alunos e alunas presentes no Prédio do Canela que fossem lutar pela sua Faculdade e assim, a sala dos Conselhos da Reitora recebeu mais de uma centena de estudantes de Medicina que ajudaram de modo democrático o processo de retomada do “Pavilhão” que não era só de Aulas, mas também de atividades de pesquisa, de extensão, administrativas e de representação dos Estudantes. Com aquela eloquente presença, como ressaltou o diretor da Escola de Teatro na época, o alunado demonstrou o interesse para com o seu prédio.

Há uns dez anos atrás, usando uma fita cassete, ela sujou o cabeçote e, pela tarde, eu precisava dela para dar aula para outra turma. Ao comentar com Damasceno na Portaria, ele disse: “Vá almoçar e na volta a fita estará limpa.” Quando retornei do almoço, a fita estava disponível. Quis pagar pelo serviço, ele recusou, dizendo que ficaria ofendido se eu insistisse em pagar. Escrevi um ofício à direção da FMB elogiando o funcionário ao diretor, que inclusive teve a gentileza de “não monetarizar o gesto”. O professor Modesto Jacobino, vice-diretor ao ler, enviou um ofício para a empresa de segurança, elogiando o porteiro.

Funcionário terceirizado, mas que sempre demonstrou compromisso com a instituição que trabalhava, Antônio Damasceno foi reconhecido. Na solenidade de formatura, além de homenagear os Professores, os Formandos escolhem um Servidor para ser homenageado. O porteiro Antônio Damasceno já foi sete (07) vezes homenageado (ele afirma ter sido nove, acredito nele, mas tenho documentado sete), recebendo na solenidade Diplomas e Troféus.

Este é um Funcionário exemplar se encantou as 18 horas de 27 de novembro de 2017. Seu sepultamento foi às 15:30 no Cemitério das Quintas do Lázaro, Salvador, 28/11/2017.

Os trechos com citações do Sr. Antônio Damasceno é de uma entrevista dada ao prof. Ronaldo Ribeiro Jacobina e ao Sr. Luis Bispo, Funcionário da FMB-UFBA, da Tecnologia da Informação (TI).

QUADRO COM AS DIVERSAS HOMENAGENS AO PORTEIRO TERCEIRIZADO DA FAMEB-CANELA
ANTONIO DAMASCENO
MACHADO DA CUNHA

Antonio Damasceno Machado da Cunha