Lançamento do "Manual Prático de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental"

O Prof. Mário Castro Carreiro, professor titular do DCEEC (Departamento de Cirurgia Experimental e Especialidades Cirúrgicas) e coordenador do NUPE (Núcleo de Pesquisa Experimental), lançou em 2018 a 2ª edição do Manual de Técnica Operatória, voltada aos aspectos teóricos da disciplina, o qual contou com a participação de vários docentes da FMB e um grande número de monitores da disciplina Técnica Operatória e Cirurgia Experimental (TOCE).

Agora, o professor lança o Manual Prático de TOCE, dando continuidade à obra inicial. Além das importantes contribuições dos seus monitores, participaram da elaboração e supervisão dos capítulos, os docentes Marcus Borba, Ediriomar Peixoto, Normand Araújo, Pedro Hamilton Guimarães e Mário Abreu.

Dentro do espírito universitário que norteia a carreira do Prof. Mário, exemplares do Manual foram doados à BUS. Entre os agradecimentos, são citados os professores Fernando Didier e Renato Tourinho Dantas, docentes da FMB e formador de uma legião de cirurgiões baianos, e o Prof. Saul Goldenberg, da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), ícone no Brasil da disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental,  igualmente mestre do Prof. Mário Castro.

SINOPSE

"Este manual é destinado a todos os estudantes da área de saúde que estejam iniciando os conhecimentos em prática de cirurgia.Tem como objetivo levar aos estudantes conhecimentos sobre como proceder ao entrar no centro cirúrgico, sobre as diversas áreas do centro cirúrgico, como se paramentar em cada área, conhecer a técnica de escovação das mãos, saber como colocar corretamente as luvas cirúrgicas e assim como o avental cirúrgico, identificar e conhecer os instrumentais cirúrgicos, arrumar a mesa cirúrgica, conhecer os fundamentos da cirurgia."