Nota de pesar - Prof. Antonio Carlos Nogueira Britto

A Faculdade de Medicina da Bahia, “solo sagrado” da medicina brasileira, rende as mais fraternas, justas e honrosas homenagens ao seu Professor Honorário, filho dileto, um dos seus maiores defensores, ferrenho guardião da sua história e glórias, o nobre ANTÔNIO CARLOS NOGUEIRA BRITTO.

O Prof. Britto, como é conhecido entre os membros da nossa comunidade, faleceu aos primeiros minutos do dia 26 de setembro e foi sepultado às 16:00 horas no Campo Santo, em uma cerimônia simples e serena, como ele. Formado pela FMB em 1960, dedicou-se com o mesmo afinco ao exercício da medicina e à sua história.

Pesquisador meticuloso e incansável, é autor de centenas de publicações sobre a FMB e a história da medicina na Bahia, algumas delas, inclusive, de reconhecimento internacional.  Foi memorialista escolhido pela Congregação da FMB, no ano de 2010, deixando marcas da sua vasta cultura e erudição no belo trabalho produzido. Foi presidente do IBHMCA - Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins (2006-2008), instituição que frequentou, na sede mater da FMB, até o início da pandemia. Da mesma forma era assíduo às reuniões da Congregação, onde sua ausência será muito sentida.

A nossa comunidade, consternada, solidariza-se com os filhos e netos do Prof. Nogueira Britto.