Nota de pesar - Prof. Armênio Costa Guimarães

A FMB, com profundo pesar, comunica o falecimento do Prof. Armênio Costa Guimarães, nas primeiras horas do último domingo, 19 de abril. Para além do professor de reconhecido talento, meticuloso, dedicado, pesquisador respeitado, sempre voraz na busca pelo conhecimento, registramos a existência do homem bom e ético, do servidor público que tanto contribuiu para a grandeza da nossa faculdade e da UFBA. 
 
Nascido em 17 de setembro de 1933, Prof. Armênio se graduou na FMB em 1956. Sua trajetória acadêmica, vasta e profícua, pode ser facilmente acessada no seu Currículo Lattes onde constam as inúmeras publicações, orientações de dissertação de mestrado e  teses de doutorado, bancas de concurso e todo o arsenal que compõe a vida acadêmica de um professor titular, um cientista. 
 
Nesta justa homenagem que lhe presta a sua escola, registramos, acima de tudo isso, o ser humano ímpar, que formou gerações de médicos e cardiologistas, que estendeu o seu saber amplo para outras áreas da saúde, que agregou e congregou pessoas no seu entorno, formando-as e qualificando-as. Defensor e estudioso da prevenção das doenças cardiovasculares e das comorbidades  associadas, Prof. Armênio foi ainda membro de várias sociedades científicas, nacionais e internacionais. Docente da FMB entre 1962 e 1989, da sua escola nunca se afastou. Em 2008 recebeu o título de Professor Emérito da UFBA. Deixa um legado que enriquece os 212 anos da FMB e orgulha a nossa comunidade. 
 
A família se despede em cerimônia fechada, do nosso querido Mestre e Amigo, na manhã esta segunda-feira, no Jardim da Saudade.