Nota de pesar - Prof. Elsimar Metzker Coutinho

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do Prof. Elsimar Metzker Coutinho, no dia de hoje, 17 de agosto de 2020. Pioneiro e referência no Brasil e no mundo, suas pesquisas em tratamentos hormonais e planejamento familiar quebraram paradigmas e contribuíram para a saúde e bem estar de milhares de pessoas.

Nascido em Pojuca, Bahia, graduou-se em Farmácia e Bioquímica na Universidade Federal da Bahia, seguindo os passos do pai. Em 1956, veio a Graduação em Medicina, também pela UFBA. Em seguida, fruto de uma bolsa conjunta dos governos brasileiros e francês, foi estudar com o Professor Claude Fromageot, na Sorbonne, Universidade de Paris. Na França, interessou-se pelo estudo do mecanismo de ação dos hormônios. Doutor em Farmácia e Bioquímica (1960), e em Medicina (1963), foi professor do Departamento de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana da Faculdade de Medicina da Bahia de 1954 a 2000. Foi como professor e pesquisador da FMB que fez as primeiras observações sobre a ação anticoncepcional da progesterona, o que levou ao desenvolvimento dos primeiros anticoncepcionais injetáveis de efeito prolongado. Em sua linha de pesquisa destacam-se o tratamento da infertilidade, estudos sobre aborto espontâneo e parto prematuro, além dos tratamentos de contracepção e de reposição hormonal em homens e mulheres.

Foi membro do Conselho Diretor do Programa de Reprodução Humana durante seis anos e do "Steering Committee of the Task Force on Infertility of the Expanded Programme in Human Reproduction" da Organização Mundial de Saúde, durante oito anos. Participante de várias sociedades médico-científicas no Brasil e no exterior, foi fundador da Sociedade Brasileira de Andrologia.

Dono de um currículo extenso, recebeu diversos prêmios, com centenas de artigos científicos, livros e capítulos publicados. Mas além do seu perfil acadêmico e pesquisador, o Prof. Elsimar Coutinho tornou-se muito conhecido pelo público em geral através de sua participação em programas educativos versando sobre Fertilidade, Infertilidade, Sexualidade e Planejamento Familiar e pelo seu trabalho como presidente do CEPARH - Centro de Pesquisas e Assistência em Reprodução Humana, clínica modelo em planejamento familiar.

A cremação será amanhã, dia 18.08.2020, às 15:00 h, no Cemitério Jardim da Saudade, em cerimônia restrita. A comunidade da Faculdade de Medicina da Bahia se solidariza a família enlutada nesse doloroso momento.