Nota de pesar - Prof. Roberto Figueira Santos

Com sentimento de profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do ex-Reitor da Universidade Federal da Bahia, Roberto Figueira Santos, ocorrido na tarde da última terça-feira, aos 94 anos. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1949, foi professor titular e emérito da instituição. Especializou-se em Clínica Médica nos Estados Unidos, no período de 1950-1953 e em Medicina Experimental em Cambridge, Grã-Bretanha, de 1954-1955. De volta ao Brasil, trabalhou no então Hospital das Clínicas, hoje Hospital Universitário Professor Edgar Santos (HUPES), em homenagem a seu pai. 
 
Foi Secretário de Saúde durante o governo de Luiz Viana Filho, abdicando do cargo para ser Reitor da UFBA, de 1967-1971. Durante o seu exercício, dedicou-se à reforma da estrutura universitária e a promoção da pesquisa.
 
Como pesquisador, atuou na área de Nefrologia. Interessado nos problemas da formação dos médicos, publicou obras tais como, Educação médica nos trópicos, O ensino médico no Brasil e A pesquisa médica no Brasil, sendo eleito Presidente da Associação Brasileira de Educação Médica. 
 
Foi fundador e Presidente da Academia Baiana de Ciências e membro da Academia Baiana de Letras e da Academia Nacional de Medicina.
 
Além da carreira acadêmica e médica, Roberto Santos foi Governador da Bahia (1975-1979), quando inaugurou o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), um dos maiores hospitais públicos do estado . Em 1985, assumiu a Presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também foi Ministro da Saúde (1986-1987) e depois representou o Brasil na Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, durante três anos. No período de 1995-1999 foi Deputado Federal.
 
O sepultamento será às 11:30 h, no cemitério Jardim da Saudade.