Nota técnica orienta trabalhadoras e trabalhadores sobre direitos no atual contexto de pandemia pelo coronavírus

 

A Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores divulgou Nota Técnica orientadora elaborada pelo Grupo de Trabalho “Direitos trabalhistas e previdenciários de trabalhadores e trabalhadoras portadores da Covid-19 relacionada ao trabalho”. Dentre os participantes do Grupo, estão o Prof. René Mendes, pesquisador do IEA-USP e coordenador do grupo, as Profas. Monica Angelim e Rita Fernandes (FMB-UFBA).

A  Frente Ampla é constituída por 23 movimentos sociais, entidades de natureza sindical, instituições, grupos de trabalho e núcleos de estudo e pesquisa, que têm em comum o compromisso de promoção e defesa da saúde e segurança de trabalhadores e trabalhadoras.

O presente documento destina-se:

  • a trabalhadores e trabalhadoras em Serviços de Saúde;
  • às entidades sindicais representativas dessas categorias profissionais;
  • aos médicos e médicas do trabalho e outros integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT);
  • aos empregadores de serviços de saúde públicos e privados;
  • à sociedade em geral, aos meios de comunicação, entre outros.

O objetivo é informar e orientar trabalhadoras e trabalhadores, sobre direitos e responsabilidades no atual contexto de pandemia pelo novo coronavírus, responsável pela doença rotulada pela Organização Mundial da Saúde como “COVID-19”.

Também foram lançados "cards" para ampla divulgação em redes sociais das mensagens selecionadas a partir da Nota Técnica. O material foi elaborado através da colaboração da Profa. Rita Fernandes (FMB-UFBA), da publicitária Solange Galvão (TRT5) e do artista plástico e designer Miguel Coltrim (X Comunicação e Marketing).

Leia a Nota Técnica na íntegra aqui.

 

Alguns dos cards lançados: