Professores do DMPS e do PPgSAT participam de audiência pública na Assembléia Legislativa da Bahia

o professor Guilherme Souza Ribeiro, do Departamento de Medicina Preventiva e Social (DMPS) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho (PPGSAT) e a Professora Rita de Cássia Franco Rêgo, do DMPS e coordenadora do PPGSAT estiveram presentes na comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa da Bahia, no dia 11 de setembro, às 10:00 horas, para apresentar a audiência pública "Saúde, Doenças vetoriais e Meio ambiente". A discussão traçou um painel da prevenção de doenças como dengue, chikungunya, zika, febre amarela e outras, e a importância das políticas públicas saneamento ambiental.
 
Na oportunidade, além de colaborarem para a reflexão sobre os caminhos da prevenção em relação às doenças vetoriais, os professores apresentaram a preocupação quanto ao contingenciamento  financeiro das Universidades Federais, que inclui a UFBA e o corte de financiamento de pesquisa  e de bolsas da CAPES e CNPQ. Este "apagão" da ciência vem comprometendo as pesquisas e os cursos de Pós-Graduações no Brasil. Esta semana foi anunciada mais uma suspensão de bolsas que comprometem especialmente os cursos de saúde coletiva com notas 3 e 4. Os cursos com nota 3 estão concentrados (60%) na região Nordeste e na região Norte (25%). A professora Rita Franco entregou a carta de apoio ao PPGSAT, que foi lida pelo deputado presidente da comissão, José de Arimatéia, e este se comprometeu a dar apoio e ampla divulgação à carta e, inclusive, encaminhá-la para todos os deputados estaduais e ministros do Brasil. A carta pode ser acessada em https://sat.ufba.br/pt-br/carta-de-apoio-ao-ppgsat.
 
O presidente da comissão propôs ainda o lançamento do livro "Impacto de um programa de saneamento ambiental na saúde: fundamentos teórico-metodológicos" organizado pelos professores Rita Franco Rêgo, Cristina Larrea-Killinger e Mauricio Barreto. O livro, que foi publicado no final de 2018 pela EDUFBA, pode ser acessado no repositório da UFBA em https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26036. 
 
Toda a audiência pública foi gravada e pode ser assistida na TV ALBA.