Relatório final do TELECORONAVIRUS – Atividade de Extensão da FMB-UFBA

O Telecoronavirus funcionou como uma central de saúde, atuando na triagem de casos de suspeita de infecção pelo SARS CoV 2 no Estado da Bahia, visando a reduzir o deslocamento desnecessário de pessoas para unidades de atendimento de saúde e a transmissão viral, contribuindo para o achatamento da curva da epidemia.

Uma central telefônica do governo do estado redistribuiu as ligações, que eram gratuitas, para os estudantes de medicina de universidades públicas e privadas, que atuaram sob a supervisão remota de médicos, todos voluntários.  A estratégia remota de recepção das ligações em celular por parte dos voluntários visou evitar a aglomeração de pessoas num ambiente fechado de call-center, reforçando o distanciamento social.

O serviço Telecoronavírus funcionou diariamente, 12 horas/dia, por 128 dias, de 24/03/2020 a 31/07/2020. Foram triados por telefone 111.795 pacientes, com registro de dados clínicos e sóciodemográficos.

A equipe acadêmica teve mais de 1500 integrantes, entre Fiocruz, UFBA, UNEB, EBMSP, Uni-FTC, UESB, UESC, UEFS, UNIFACS, UFRB, UFSB, UNIME, UniFG, UNIFG, além dos parceiros FESFtech e Secretarias do Governo (SECTI, SESAB, SECOM, SSP, SEINFRA, SEAB e SEPLAN). Os dados coletados estão sob a guarda da SESAB e podem ser disponibilizados para projetos de pesquisa após aprovação de comitês de ética.

Participaram da atividade como voluntários 1397 estudantes de 13 faculdades de Medicina do estado da Bahia, conforme a tabela:

Quantidade de alunos

UFBA

EBMSP

UNIFACS

UNIME

UNEB

UFRB

UNIFTC

UESB

UFSB

UEFS

UESC

UNIFG

UFESBA

O relatório completo da atividade está disponível para consulta no link abaixo.

Projeto Telecoronavirus Relatório Acadêmico Final - Março a Julho de 2020