O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA/Ebserh), por meio da sua Gestão de Ensino e Pesquisa, e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) promovem a primeira edição do Hackathon de Inovação em Saúde. Os(as) interessados(as) têm até 7 de setembro para se inscreverem gratuitamente, neste link: Hackathon 2025. As três melhores soluções serão premiadas com R$ 20 mil e todos(as) os(as) participantes ganham certificado.
Trata-se de uma competição inédita voltada à solução de desafios reais da área da saúde, com foco em inovação, empreendedorismo e transformação digital. A maratona será composta por oficinas preparatórias, realizadas entre outubro e novembro, que capacitarão os envolvidos nas seguintes temáticas:
- Ciência, tecnologia e inovação em saúde
- Tecnologias emergentes e saúde digital
- Modelos de negócio e empreendedorismo
- Propriedade intelectual e normas regulatórias
- Ciclo de desenvolvimento e prototipagem em saúde
- Viabilidade, sustentabilidade e escalabilidade
- Comunicação de projetos e pitch de inovação
As oficinas são parte do processo formativo do evento e serão conduzidas por especialistas das respectivas áreas. As propostas desenvolvidas pelas equipes serão apresentadas no Congresso Hupes, em 27 e 28 de novembro, e avaliadas por uma comissão julgadora. As três melhores soluções serão premiadas com um total de R$ 20 mil, distribuídos entre as equipes vencedoras.
Podem participar do Hackathon estudantes, residentes e pesquisadores(as) das áreas de saúde, tecnologia, engenharia, design, administração ou direito, além de servidores técnico-administrativos e profissionais vinculados ao Hupes, UFBA ou demais instituições públicas de ensino superior da Bahia.
Além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Hackathon conta também com o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).