MENSAGEM DA DIREÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA EM 26/4/2024

Prezados(as) Estudantes, Professores(as) aposentados(as) ou não, Técnicos(as)-Administrativos(as), Ex-Alunos(as) e toda a Comunidade da Faculdade de Medicina da Bahia,

Assim como manifestamos respeito e reconhecimento à autonomia das decisões dos técnicos-administrativos quando optaram pela greve, mantemos a mesma postura em relação à decisão de greve dos professores da UFBA. Os três segmentos universitários (discentes, docentes e técnicos-administrativos) têm legitimidade e instâncias próprias para tomada de decisões, que devem ser respeitadas.

Ao mesmo tempo, somos sensíveis e solidários com a situação dos estudantes, que enfrentam dificuldades relacionadas à permanência, qualidade e extensão do curso de medicina. Estaremos trabalhando em conjunto com os setores competentes da UFBA para que medidas concretas sejam adotadas para prevenir ou amenizar essas dificuldades.

Continuaremos trabalhando sem poupar esforços para melhorar o ensino (como a criação do terceiro semestre, melhoria dos processos de avaliação do conhecimento, maior integração de componentes e áreas do conhecimento médico como clínica, disciplinas básicas, atenção primária e saúde pública), além de trabalhar para a recuperação e manutenção dos nossos prédios, implantação de novas técnicas de ensino, ampliação dos campos de prática e fortalecimento da pesquisa na instituição, beneficiando estudantes, professores e técnicos-administrativos.

Da Diretoria da Faculdade de Medicina da Bahia,
Prof. Antonio Alberto Lopes,