NEXT - Núcleo de Extensão

 

O Núcleo de Extensão (NEXT) foi criado por meio da Portaria FMB nº021/2017, de 28/07/2017, com o intuito de acompanhar as atividades de extensão universitária no âmbito da FMB-UFBA.
As propostas e relatórios de atividades de extensão elaboradas por servidores docentes ou TAEs da FMB passaram a ser submetidas à análise prévia do NEXT, com vistas ao cumprimento dos normativos vigentes, substanciando, dessa forma, as apreciações da Congregação. 

7º Relatório de Atividades NEXT (ano de 2023)
6º Relatório de Atividades NEXT (ano de 2022)
5º Relatório de Atividades NEXT (ano de 2021)
4º Relatório de Atividades NEXT (ano de 2020)
3º Relatório de Atividades NEXT (ano de 2019)
2º Relatório de Atividades NEXT (ano de 2018)
1º Relatorio de Atividades NEXT (jul2017 a jun2018


NOTA DE ESCLARECIMENTO - Orientações para atividades de extensão em ambientes virtuais

NOTA DE ESCLARECIMENTO - Orientações para projetos de extensão NEXT-FMB.

 

TELE CORONAVÍRUS

TELE CORONAVÍRUS – Atividade de Extensão da FMB-UFBA

Relatório final TELE CORONAVÍRUS

 

LEGISLAÇÕES:


DOCUMENTOS PROEXT:

 

LIGAS ACADÊMICAS:
 
 
Principais atividades permanentes desenvolvidas:
 
Criado em 10 de agosto de 2007, o Ambulatório Materno-Infantil Professor Nélson Barros é uma unidade docente-assistencial coordenada por docente do Departamento de Pediatria, e já consolidada como importante campo de prática da FMB. A atual coordenadora é a Profa. Regina Terse Trindade Ramos. Através de cooperação técnica com a SMS de Salvador, tem sido possível disponibilizar uma equipe de Saúde da Família para a comunidade do Centro Histórico, garantindo assim a oferta de consultas, procedimentos, dentro os quais realização de curativos e vacinação, além de atividades educativas realizadas tanto pela equipe quanto pelos docentes dos Departamentos de Pediatria e do de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana, os quais desenvolvem atividades curriculares de graduação na Unidade. Os componentes curriculares que exercem atividades no referido espaço são: Módulo de Pediatria (MED B44), oferecido no sétimo semestre; Internato I e II de Pediatria (MED 231 e 245, quinto e sexto anos do curso médico); e Ginecologia e Obstetrícia (MED B55). A Unidade também acolhe os residentes do Programa de Residência Médica em Pediatria do Complexo HUPES –UFBA, que necessitam de atividades em Atenção Primária à Saúde.
A Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC) é um programa de extensão permanente do Departamento de Saúde da Família da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (FMB/UFBA). Criado em 2003 pelo prof. Tarcísio Andrade, desde 2014 é coordenado pelo Prof° Leandro Dominguez Barretto. O programa dedica-se à formação profissional e cuidado de pessoas vulneráveis com problemas relacionados ao uso e abuso de álcool e outras drogas, através do paradigma da Redução de Danos.

Entre os projetos desenvolvidos nos últimos anos, destacam-se: o “Projeto Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares”, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (2011-2017); o Centro Regional de Referência (CRR) em Álcool e outras Drogas (concluído em 2017) e o Curso de Especialização em “Teorias e Práticas Clínicas em Atenção Psicossocial aos Usuários de SPA” (encerrado em 2018), ambos em parceria com o Ministério da Justiça; e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPSad) Gregório de Matos (2011-2023), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, atualmente sob coordenação da Escola de Enfermagem da UFBA.

Atualmente a ARD-FC desenvolve as seguintes ações: Curso de Atualização em Redução de Danos, coordenado pelo Técnico e Redutor de Danos Marco Manso; o Curso “Redução de Danos e Atenção à Populações Urbanas Vulneráveis”, em parceria com o Programa “Corra para o Abraço” (SUPRAD/SEADES/Governo da Bahia); e o estágio de Extensão “Redução de Danos e Atenção Psicossocial” no CAPSad “Gregório de Matos”, em parceria com a Liga Acadêmica de Atenção Primária da FMB/UFBA.
O CAPS do Garcia é um projeto de extensão permanente do Departamento de Neurociências e Saúde Mental da FMB – UFBA, de natureza docente-assistencial. A unidade de saúde, inaugurada em 12/09/08, é coordenada pelo Professor Carlos Tadeu Lima, tendo como docentes participantes as Professoras Fabiana Nery, Míriam Gorender, Esdras Cabus Moreira e Ivete Oliveira. Funciona em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador, que fornece grande parte do corpo técnico, e a FAPEX que oferece apoio administrativo e um psiquiatra. O CAPS é responsável pela coordenação de cuidados à saúde mental em um território adstrito de 31 localidades com 370 mil habitantes no Distrito Sanitário Barra-Rio Vermelho. É cenário de prática de três disciplinas do curso de Medicina e uma disciplina do curso de Enfermagem, recebendo também estagiários de Farmácia e Serviço Social. É campo de estágio do Programa de Residência Médica de Psiquiatria e da Residência Multiprofissional do HUPES.
Extensão Permanente do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através das Secretarias de Estado da Saúde, Justiça, Educação, Trabalho e Ação Social, Planejamento e Tecnologia; Prefeitura Municipal de Salvador, Câmara de Vereadores da Cidade de Salvador, Serviço Social da Indústria-SESI/BA, Associação Baiana de Apoio ao Estudo e Pesquisa do Abuso de Drogas-ABAPEQ. Objetivos Acolher e oferecer tratamento psicoterápico a usuários de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas; Acolher e oferecer tratamento a familiares de usuários de substâncias psicoativas; Realizar avaliação psiquiátrica e acompanhar pacientes atendidos pelo Centro; Acompanhar as internações hospitalares de pacientes atendidos pelo Centro; Empreender, junto aos usuários de drogas injetáveis, ações de prevenção da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Atender, primariamente, aos usuários de drogas injetáveis e, em particular, os pacientes contaminados pelo HIV; Elaborar e desenvolver estudos e pesquisas relativos ao uso de substâncias psicoativas nas seguintes áreas do conhecimento: epidemiologia, socioantropologia, direito, psicanálise, educação, comunicação de massa, entre outras; Empreender ações, junto à comunidade em geral, no sentido de informá-la sobre os usos de substâncias psicoativas; Atender à demanda de informações da comunidade sobre substâncias psicoativas; Realizar intervenções programadas, junto a segmentos sociais específicos, voltadas para a educação para a saúde; Inventariar o acervo de publicações existentes, no país e no exterior, acerca do uso e do abuso de substâncias psicoativas; Cadastrar, a nível local, estadual e nacional, os principais centros de referência e tratamento do abuso de substâncias psicoativas; Realizar, a título de estudo, treinamento de estudantes de graduação e de pós-graduação, nos diversos setores do Centro, bem como ofertar, a profissionais da área de saúde, trabalho, educação, ciências sociais e artes, a oportunidade de especialização no campo das substancias psicoativas; Executar acordos de cooperação técnica com instituições públicas e privadas, com o fim de implementar, em segmentos específicos da comunidade, as ações de prevenção, informação, educação para a saúde, tratamento e pesquisa sobre o uso e o abuso de substancias psicoativas; Fazer circular, através de publicações periódicas, o conhecimento e a produção do saber sobre o usuário e as substâncias psicoativas, divulgando, inclusive, a produção de outros Centros de Referência no país. Acesse:http://www.cetadobserva.ufba.br/

Contato:

Núcleo de Extensão - NEXT
Faculdade de Medicina da Bahia (FMB/UFBA)
Praça XV de Novembro, s/nº, Largo do Terreiro de Jesus
CEP: 40026-010 - Salvador/BA
Tel. (71) 3283-5564
E-mail: next.fmb@ufba.br
Instagram: @next.fmb