Notas Técnicas orientam os trabalhadores da saúde durante a pandemia COVID-19

A Nota Técnica ASSISTÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR (APH) MÓVEL: Alto risco e muito alto risco e a Nota Técnica Conjunta DVIS/CEREST/UFBA Nº 13/2020: UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI): Alto risco e muito alto risco são resultantes da cooperação entre o PPgSAT (Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho) e o CEREST Salvador (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Salvador), parceria estabelecida há vários anos e que nesse momento foi reorientada para atender às necessidades do serviço durante a pandemia COVID-19. Envolveram-se na sua elaboração técnicos do CEREST, egressos do PPgSAT e Residentes de Medicina do Trabalho do DMPS (Departamento de Medicina Preventiva e Social). 
 
A Nota Técnica ASSISTÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR (APH) MÓVEL é um trabalho técnico, com análise dos processos de trabalho da APH em seus diversos formatos, identificação de pontos críticos de exposição e definição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) mais apropriados, respeitando as condições de trabalho e as exigências das atividades realizadas pelos trabalhadores de saúde. Foram abordados tópicos como a logística, processo de paramentação e desparamentação das equipes, assim como o processo de lavagem terminal das unidades móveis, com a proposição de uma estação de descontaminação e de desparamentação das equipes. Foram comtempladas também medidas preventivas gerais, sobre processo e organização do trabalho.
 
Para sua elaboração, contamos com o apoio de grupo muito atuante e competente de profissionais de saúde, o GT Enfermagem Intervencionista SAMU Metropolitano Salvador/BA. Foi fundamental para a solidez do documento a consultoria de Dr. Oswaldo Alves Bastos Neto, especialista na temática da medicina de emergência e com experiência internacional.
 
A Nota Técnica UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI) trata tecnicamente da análise dos processos de trabalho da UTI e seus pontos críticos para a exposição a aerossóis incluindo todos os trabalhadores de saúde: profissionais de saúde e equipe profissionais da higienização. Foram abordados tópicos como a especificação de EPI, processo de paramentação e desparamentação das equipes, além de orientações gerais de prevenção e cuidados aos trabalhadores, processo e organização do trabalho.
 
A relevância desses documentos é simétrica à importância de ampliarmos a proteção à saúde dos trabalhadores de saúde da linha de frente nesse combate à pandemia da COVID-19.
 
 
Anexos: