Notas Públicas

Nota de pesar - Prof. Otávio Tourinho Dantas e Prof. Yulo Césare Viana Pereira

A Faculdade de Medicina da Bahia perdeu mais dois ilustres docentes, os professores Otávio Tourinho Dantas e Yulo Césare Viana Pereira.
 
O Prof. Otávio Tourinho Dantas tinha 91 anos, ingressou como docente na FMB em 1953, ministrando aulas na disciplina de Técnica Operatória e aposentou-se em 1987. Ele faleceu na noite de sexta-feira, dia 8/10/21, no Hospital Aliança, em Salvador, e o sepultamento ocorreu no sábado, dia 9/10, no cemitério Jardim da Saudade, às 14h. 
 

Nota de pesar - Prof. Antonio Carlos Nogueira Britto

A Faculdade de Medicina da Bahia, “solo sagrado” da medicina brasileira, rende as mais fraternas, justas e honrosas homenagens ao seu Professor Honorário, filho dileto, um dos seus maiores defensores, ferrenho guardião da sua história e glórias, o nobre ANTÔNIO CARLOS NOGUEIRA BRITTO.

Reforma Administrativa, Universidades Federais e Gestão de Pessoas

Nota Técnica sobre a Reforma Administrativa, elaborada pelo GT1- FORGEPE - Fórum Nacional de Pró-reitores de Gestão de Pessoas,  órgão de assessoramento da ANDIFES nas questões relacionadas às políticas de gestão de pessoas das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

 

Defesa Pública de Memorial Acadêmico - Prof.ª Dr.ª Suzy Santana Cavalcante

 
O Departamento de Pediatria-FMB-UFBA convida a comunidade acadêmica para a Sessão Pública de Defesa de Memorial Acadêmico, para fins de promoção para a classe de Professor Titular, da Prof.ª Dr.ª Suzy Santana Cavalcante. A defesa ocorrerá no dia 15/06/2021, a partir das 8h, através de videoconferência no sistema RNP, acessível no link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/rutenutsufba.
 

Nota de pesar - Prof. Wellington Alves Cavalcante

Com profundo pesar, informamos o falecimento do Prof. Wellington Alves Cavalcante, em 24 de maio de 2021. Graduado pela Faculdade de Medicina na Bahia em 1971, com residência médica em Cirurgia em 1973, foi docente do Departamento de Cirurgia no período de 1980 a 2011. Também atuou no Serviço de Terapia Nutricional do Hospital Português, área em que defendeu seu Mestrado em 2010. 
 
A comunidade da Faculdade de Medicina da Bahia se solidariza à família e amigos do Prof. Wellington Alves Cavalcante nesse doloroso momento.

Nota de pesar - Prof. Luiz Carlos Calmon Teixeira

 
A Faculdade de Medicina da Bahia informa com profundo pesar o falecimento do Professor Doutor Luiz Carlos Calmon Navarro Teixeira da Silva, ocorrido em 13 de abril de 2021.

Nota de pesar - Prof. Remilson Tourinho Domenech

Com profundo pesar informamos o falecimento do Prof. Dr. Remilson Tourinho Domenech ocorrida hoje, 01/03/2021, aos 92 anos. O Prof. Remilson foi docente da Faculdade de Medicina da Bahia no período de 1958 a 1989. Iniciou na Ortopedia ainda estudante do 5º ano como interno da Cadeira de Cirurgia Infantil e Ortopedia, onde chegou a ser Prof. Titular, com a defesa pública de Tese com o título “Contribuição ao tratamento das fraturas supracondileas na criança”. Ajudou a formar uma legião de ortopedistas, atuando sempre com maestria no HUPES e nos espaços externos à UFBA.